Katy Perry entrou de vez para a história do programa digital Gold & Platinum (G&P). A Recording Industry Association of America (RIAA) reconheceu a artista da Capital Records como a mais premiada na história da premiação digital. É a celebração mais importante do mercado on line. São 18 músicas de Katy Perry, a partir de seus primeiros singles, como “I Kissed a Girl” e “Hot N Cold”, a novos lançamentos, como “Dark Horse” e “Birthday”, a receberem destaque. As faixas somam mais de 72 milhões de certificados de downloads e streamings, sendo 20 milhões a mais do que qualquer outro artista.

O presidente e CEO da RIAA, Cary Sherman, anunciou a certificação durante evento em Washington (EUA) e disse: “Estamos honrados de reconhecer Katy como a artista digital de maior sucesso na história, uma verdadeira estrela mundial”.

O programa Gold & Platinum foi criado em 1958 para homenagear artistas e criar um padrão capaz de medir o sucesso comercial de uma gravação. Em 2004, a RIAA expandiu seu programa para incluir o prêmio Digital Single em reconhecimento às vendas significativas de formatos de música digital que surgiram. Em 2013, o projeto passou a atender a outra demanda on line, um mercado musical que inclui serviços de escuta, tais como: batidas da música, Rdio, Rhapsody, Slacker, Spotify, Xbox Música e outros, além de serviços de vídeo streaming como MTV.com, VEVO, Yahoo! Music, YouTube e outros.